The Last Cruise, documentário sobre cruzeiro com surto de Covid, estreia dia 31 de março na HBO

The Last Cruise (O Último Cruzeiro, em tradução livre), um relato em primeira pessoa do pesadelo vivido a bordo do navio de cruzeiro ‘Diamond Princess’ após o início da pandemia da Covid-19, estreia dia 31 de março, quarta-feira, às 22h, na HBO e HBO GO.

Com imagens registradas pelos passageiros e pela tripulação, o documentário conta histórias vividas a bordo do cruzeiro no começo da pandemia. No dia 26 de fevereiro de 2020, o navio registrava mais da metade de todos os casos de Covid-19 fora da China, com mais de 700 pessoas infectadas.

O navio Diamond Princess ancorado em quarentena em um porto do Japão se tornou um espetáculo global – um símbolo distante do novo vírus e do seu poder de acabar com qualquer noção de normalidade. Cenas que pareciam de outro mundo – cientistas usando trajes contra substâncias perigosas, passageiros com máscaras e equipes de limpeza desinfetando restaurantes vazios a bordo tomaram conta dos noticiários. Com poucas informações disponíveis sobre o novo vírus e recursos limitados, os casos no navio dispararam. Eles passaram a se chamar “trabalhadores essenciais”. O navio abrigou os primeiros cidadãos da Argentina, Israel, Portugal, Rússia, Ucrânia, Indonésia, Quirguistão e Nova Zelândia com teste positivo para a Covid-19.

Enquanto o Diamond Princess estava em quarentena, cientistas do governo dos Estados Unidos estudavam o que estava acontecendo a bordo. Apesar das suas descobertas de que o vírus provavelmente estava no ar e que pessoas assintomáticas contribuíam para a propagação, passou-se mais de um mês até o Centro de Controle de Doenças (CDC) norte-americano recomendou o uso de máscaras, e mais de dois meses – e um milhão de casos de Covid-19 confirmados nos Estados Unidos – até que orientou que pessoas assintomáticas que tivessem sido expostas ao vírus fossem testadas.

A HBO Documentary Films apresenta The Last Cruise, com direção e produção de Hannah Olson; produção de Shane Boris, Joe Beshenkovsky e James A Smith. Pela HBO, produção executiva de Nancy Abraham e Lisa Heller; produção sênior de Sara Rodriguez. O documentário teve sua estreia mundial no SXSW Film Festival competindo na categoria Documentário Curta-metragem.

COMPARTILHAR