Resenha l Meu Corpo Virou Poesia


Meu Corpo Virou Poesia, novo livro de Bruna Viera publicado pela Editora Seguinte, do Grupo Companhia das Letras, é uma coletânea de poesias formado por quatro partes: Cabeça, Garganta, Pulmão e Ventre. Como o próprio nome da obra e dos capítulos insinuam, a obra formará um mapa no qual o leitor irá acompanhar a jornada de Bruna de dentro para fora, em busca do amor próprio.

Ela relata durante toda a obra momentos íntimos e traz reflexões sobre o que viveu desde que se mudou em 2017 para viver um amor em outro país, que acabou infelizmente em um relacionamento conturbado. Trabalhando na obra durante 3 anos, ela finalmente encontrou o momento certo para compartilhar sua história com relatos reais repletos de lembranças, aprendizados, dores e cicatrizes, que deixam o corpo da autora para encontrar o do leitor, em forma de poesia.

Essa jornada de autodescoberta aborda temas muito importantes, como autoestima, amor próprio, sororidade, relacionamentos, liberdade e o perdão. Além disso, demonstra que a dor transforma e que é importante se reerguer e recomeçar para poder florescer em tempos difíceis.


Mergulhamos nos sentimentos, conhecendo seus medos e anseios em uma leitura tocante e envolvente, que acolhe e traz lembranças. É como se a autora mostrasse o seu próprio diário aos leitores – e em muitos momentos ela de fato fala diretamente com o público, mostrando toda sua vulnerabilidade e dando dicas baseadas em sua própria experiência.

Há muita dor envolvida em tudo isso, mas o amor transborda de forma poética, o que é muito corajoso. Bruna mostra a beleza de sentir e ser por inteiro, sem forçar para caber no mundo do outro, mas sim encontrar o seu próprio caminho para nunca se perder de si. É um importante passo para ressignificar as experiências, descobrir sua força interior e aprender com a própria história.

No final do livro, há ainda uma breve entrevista com a autora, que explica o processo de escrita, debate alguns poemas e comenta sobre sua carreira. Bruna Viera é blogueira, youtuber e escritora. Nasceu em 1994 em Leopoldina (MG) e atualmente mora em São Paulo. Aos 15 anos, criou o blog Depois Dos Quinze, para superar uma desilusão amorosa, e logo reuniu milhões de seguidores. Foi colunista da revista Capricho e hoje compartilha suas ideias em seus livros, podcast e redes sociais.

É autora de Depois dos quinze (2012), De volta aos quinze (2013), De volta aos sonhos (2014) e A menina que colecionava borboletas (2014); das graphic novels Quando tudo começou (2015) e O mundo de dentro (2016), com Lu Cafaggi; além de ter participado da coletânea Um ano inesquecível (2015), com Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Babi Dewet.

Já a venda em todas as livrarias do Brasil.

COMPARTILHAR


0 Reviews