Em Defesa de Jacob
Em Defesa de Jacob, novo drama criminal da Apple TV+, é baseado no livro homônimo de William Landay e conta a história da família Barber. Andy é um promotor de justiça que recebe a missão de solucionar o assassinato de Ben, jovem de 14 anos que coincidentemente estuda junto com seu filho. No entanto, numa grande reviravolta, Jacob (Jaeden Martell) acaba sendo apontado como um dos principais suspeitos do crime e indo à julgamento.
A série acaba de finalizar a temporada que do começo ao fim teve uma única pergunta pairando no ar: ele matou ou não seu colega de classe? Tanto os espectadores quanto os próprios personagens possuem essa dúvida em todos episódios, o que mostra o maior mérito da série. É impossível assistir tudo que é mostrado sem questionar ou ficar ansioso para o que vem pela frente, especialmente porque a série tem um total de 8 episódios que foram lançados 1 a cada semana, o que aumentou ainda mais o mistério.
O julgamento em cena se estende aos espectadores, porque a história não é linear e também nos faz criar nossos próprios julgamentos quando mostra o ambiente familiar harmonioso e pais preocupados com esse filho cheio de contradições. Ainda mais porque o ponto de vista de Andy, brilhantemente interpretado por Chris Evans, guia a série e ele é, de fato, um pai exemplar que luta para defender seu filho, não importa o que aconteça. Já Laurie (Michelle Dockery), por outro lado, é uma mãe que tem altos e baixos na trama, passando por todos estágios possíveis de angústia e dando um show de interpretação.
Então, enquanto o pai nos mostra os lados bons de Jacob e motivos para a sua inocência, é Laurie quem mostra suas imperfeições e nos faz questioná-lo, até mais do que as provas expostas no tribunal, como o bullying que ele sofria na escola ou mensagens duvidosas que postava nas redes sociais. Além disso, ainda há revelações importantes sobre o passado obscuro de Andy, cujo pai está preso há mais de 20 anos por homicídio. Tudo isso serve para criar tensão psicológica e prender o público até o desfecho final, que é polêmico e poderá surpreender, agradar ou até deixar os fãs decepcionados.