Matilda – O Musical estreia em SP com superprodução e grande elenco
Em uma grande produção da BIC Produções e do Atelier de Cultura, os mesmos realizadores dos sucessos absolutos Wicked e Evita, Matilda – O Musical chega a São Paulo com um elenco de peso para contar a história da cativante menininha que superou as adversidades por meio da educação e da sua imaginação.
O espetáculo coloca a pureza da criança, a paixão pela educação, pelos livros e pela criatividade, como forças para a superação. A temporada acontece a partir do dia 18 de outubro no Teatro Claro+ SP. Nesta montagem inédita, a coreografia original é assinada por Peter Darling, o maior coreógrafo de teatro musical em atividade no mundo. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Brasilprev e os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.matildamusicalbrasil.com.
“Nós, da Brasilprev, acreditamos que a cultura é um elemento fundamental na vida das pessoas e estamos muito orgulhosos por fazer parte desta iniciativa”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev, Camilo Buzzi. “Matilda é uma história sobre amizade, coragem e amor pela leitura, que nos faz refletir sobre os valores humanos mais importantes e nos motiva a buscar o melhor a cada dia”.
Para interpretar Matilda, foram escaladas as atrizes-mirins Belle Rodrigues, Luísa Moribe, Mafê Diniz e Maria Volpe. O elenco ainda conta com nomes como Cleto Baccic, no papel da terrível diretora Agatha Trunchbull, Fabi Bang, que interpretará a doce e dedicada Srta. Honey, e Myra Ruiz, que encarna a desnaturada Sra. Wormwood – mãe de Matilda. Confira abaixo o elenco completo:
- ELENCO ADULTO
Cleto Baccic – Agatha Trunchbull
Fabi Bang – Srta. Honey
Myra Ruiz – Sra. Wormwood
Fabrizio Gorziza – Sr. Wormwood
Mari Rosinski – Sra. Phelps
Andreina Szoboszlai – Ensemble
Gabriela Melo – Ensemble / A Acrobata
Ingrid Marques – Ensemble
Larissa Grajauskas – Walking Cover Senhora Wormwood
Alvinho de Pádua – Ensemble
Cezar Rocafi – Ensemble / Doutor
Guilherme Lopez – Ensemble / Michael
Leandro Naiss – Ensemble / Rudolpho
Madson de Paula – Ensemble / O Escapologista
Marco Azevedo – Ensemble / Sergei
Matheus Oliveira – Ensemble
Ariel Venâncio – Swing
Julia Sanchis – Kids Swing
Lucas Maia – Swing
Raphael Costa – Swing
Thaiane Chuvas – Swing
Vinicius Cafer – Swing
- ELENCO INFANTIL
Luísa Moribe – Matilda
Belle Rodrigues – Matilda
Mafê Diniz – Matilda
Maria Volpe – Matilda
Malu Brites – Alice
Madu Gonçalves – Alice
Gabriella Pieri – Alice
Lorrany Gomes – Amanda
Clara Alvarazi – Amanda
Beatrice Rocha Mello – Amanda
Pedro Galvão – Bruce
Gab Cardoso – Bruce
Lorenzo Galli – Bruce
Helena Pizol – Lavender
Mafê Beneduzzi – Lavender
Livia Maria – Lavender
Rodrigo Thomaz – Eric
Nico Takaki – Eric
Laura Pinheiro – Erica
Erin Borges – Hortensia
Bely Catanoze – Hortensia
Bia Lisboa – Hortensia
Miguel Ryan – Nigel
Levi Saraiva – Nigel
Alejandro Ovando – Nigel
Pedro Henrique – Tommy
Arthur Habert – Tommy
Lorenzo Tironi – Tommy
- SOBRE MATILDA – O MUSICAL
Criado a partir do romance do genial escritor britânico Roald Dahl (1916 – 1990), o multipremiado espetáculo Matilda – O Musical conta a história da personagem-título, que, dentro de casa e na escola, passa por inúmeras situações de descaso e de disciplina rígida nas mãos de sua família perversa e da diretora opressiva. Por isso, Matilda busca mudar sua vida e transformar o mundo que a cerca através dos livros, do mundo que eles descortinam e da bondade de sua professora, a Srta. Honey, uma verdadeira amiga. O musical também traz reflexões sobre os direitos das crianças e suas estratégias para lidarem com a hostilidade do mundo adulto por meio da inteligência, perspicácia e até de poderes mágicos.
A história clássica ganha ainda mais magia com efeitos especiais deslumbrantes e músicas encantadoras que promovem uma reflexão para toda a família. O clássico da literatura de Roald Dahl, também autor de Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate e um dos mais importantes escritores infanto-juvenis do mundo, já foi exibido nos cinemas (em versão com o ator com o ator Danny DeVito nos anos 90 e, mais recentemente, em produção da Netflix) e nos palcos da Broadway em Nova York e West End em Londres.
Matilda – O Musical foi produzido pela primeira vez pela Royal Shakespeare Company, com estreia no Teatro The Courtyard, em Stratford-Upon-Avon, Inglaterra, em 09 de novembro de 2010. Transferiu-se para o Teatro Cambridge no West End em Londres, em 25 de outubro de 2011, e teve sua estreia nos Estados Unidos no Teatro Shubert, Broadway, em 04 de março de 2013.
- CENÁRIO DE TIRAR O FÔLEGO
Na montagem brasileira, o universo da escrita estará presente por meio de grandes letras (4 m de altura), que formam a palavra Matilda. Cada uma delas cumpre um objetivo cenográfico e se desdobra para formar um ambiente cênico. A ideia é que o mecanismo funcione como uma verdadeira caixa de brinquedos gigante que trará magia e encantará o público presente.
A estrutura conta com uma plataforma rotatória, feita especialmente para o musical, vinda da Holanda. Trata-se de um piso redondo que se move por auxílio de motores em uma estrutura mecânica. A grande novidade é sua automatização, pois o acionamento não é manual, mas sim impulsionado por comandos eletrônicos transmitidos pela mesa de operações via rádio frequência. A plataforma se move e para com precisão cirúrgica e garantirá uma magia extraordinária nas transições de cenas e de ambientes, permitindo um impacto das coreografias para encantar o público. Apenas os mecanismos que compõem toda a estrutura da plataforma pesam cerca de 9 toneladas.
Para que todo o cenário, de mais de 23 toneladas, coubesse no Teatro Claro+ SP, algumas mudanças estruturais na casa precisaram ser feitas. Algumas delas foram:
1- A retirada de duas fileiras de poltronas para projeção do palco (o que também cria uma maior proximidade da plateia em relação à história);
2- A abertura de duas paredes para a entrada da plataforma giratória e do cenário;
3- O reforço do sobre o piso do Teatro para receber a megaestrutura;
4- A instalação de 48 motores e mais 120 metros de boxtruss para duplicar a quantidade de varas (estrutura onde parte do cenário fica pendurada) da casa;
5- Reforço do sistema elétrico para que suporte as mais de 300 luzes.
Alguns itens de cenário chegam a ter mais de 12 metros de altura e cerca de 300 props (artefatos cênicos) serão utilizados no musical.
- FICHA TÉCNICA
Texto: Dennis Kelly
Letras e Músicas: Tim Minchin
Orquestração e Músicas Adicionais: Chris Nightingale
Direção Geral: John Stefaniuk
Direção Musical: Vânia Pajares
Coreografia: Peter Darling
Figurino: Ligia Rocha, Marco Pacheco & Jemima Tuany
Design de Luz: Rachel Mccutcheon
Design de Som: Gastón Briski
Design de Mágica e Ilusionismo: Skylar Fox
Design de Maquiagem: Joe Dulude II
Design de Perucas: Feliciano San Roman
Versão Brasileira: Victor Mühlethaler
Diretora e Coreógrafa Residente: Anelita Gallo
Assistente de Dir. Musical e Preparadora Vocal: Andréia Vitfer
Coreógrafo Associado: Tom Hodgson
Assistente de Coreografia: Danilo Santana
Designer de Luz Associado: Guilherme Paterno
Designer de Som Associado: Alejandro Zambrano
Company Manager: Pia Calixto
Produtora Executiva: Deborah Penafiel
Production Stage Manager: David Brenon
Diretor Técnico Internacional: Gary Beestone
Gerente de Produção Internacional: Andy Reader
Produtores: Vinícius Munhoz & Cleto Baccic
SERVIÇOS: MATILDA – O MUSICAL
- Temporada: 18 de outubro a 23 de dezembro de 2023
- Local: Teatro Claro+ SP – Shopping Vila Olímpia (R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000)
- Capacidade: 754 pessoas
- Classificação: Livre
- Duração: 150 minutos e 15 minutos de intervalo
- Sessões: quartas, quintas e sextas-feiras às 20h00; sábados e domingos às 15h00 e às 20h00
- Ingressos: de R$ 39,60 a R$ 400,00
- Bilheteria on-line: matildamusicalbrasil.com
- Bilheteria física (sem taxa de conveniência): das 10h às 22h de segunda a sábado e das 12h às 20h domingos e feriados no Shopping Vila Olímpia (R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000 – 1 Piso – Acesso A).
- Telefone: (11) 3448-5061
- A programação do Teatro Claro mais SP conta com acessibilidade física e de conteúdo.