Iron – O Homem da Máscara de Ferro inicia temporada em agosto no 033 RoofTop do Teatro Santander

Iron – O Homem da Máscara de Ferro estreia em agosto. O musical é uma livre adaptação do clássico de Alexandre Dumas (1802-1870), ambientado na França absolutista de Luis XIV: o drama de um prisioneiro fadado a viver com o rosto coberto por uma pesada máscara de ferro, levantando suspeitas de que seria um irmão gêmeo do tirano. Os três mosqueteiros têm a missão de libertar o misterioso sósia e ajudá-lo a tomar o poder.

Encenado no 033 RoofTop, do Teatro Santander, no Complexo JK Iguatemi, o espetáculo oferece uma experiência musical interativa em 360º, rompendo os limites entre palco e plateia. O público estará misturado ao elenco e ao cenário, formado por módulos cenográficos que mudarão de lugar com a ajuda do público ao longo da ação, assim como os espectadores que, como numa festa ou num show, estarão livres para se deslocar e interagir com os atores, além de desfrutar do bar, que permanecerá aberto durante todo o tempo. 

A partir do dia 04 de agosto até 22 de outubro, o público paulistano poderá vivenciar uma experiência interativa inédita, compartilhada com 15 atores-cantores, 6 músicos e um cenário itinerante. Um musical nada convencional, idealizado e dirigido por Ulysses Cruz, com libreto de Marcos Daud e músicas de Elton Towersey, promove um mergulho sensorial na misteriosa aventura de um homem cuja indentidade está escondida há mais de 350 anos: o homem da máscara de ferro.

Iron – O Homem da Máscara de Ferro é uma livre adaptação do clássico de Alexandre Dumas (1802-1870), que tornou ficção uma história real ocorrida na França, no reinado do absolutista Luis XIV. Tanto o romance de Dumas quanto o musical tem como pano de fundo sociedades que lutam para se libertar da sanha autoritária e de líderes mais preocupados consigo próprios do que com os rumos da nação que dirigem.

  • O ELENCO

Vivendo o duplo papel do Rei e do Homem da Máscara de Ferro, Thiago Barbosa, artista de carreira internacional consolidada, considerado ‘o melhor Simba do mundo’ no musical da Broadway “O Rei Leão”, versões brasileira e espanhola.

Ana D’Austria será vivida por Leticia Soares (“O Rei Leão”, “Mudança de Hábito”, “A Cor Púrpura”); Já Restiff – O Mestre de Cerimônias, será vivido por Saulo Vasconcellos, segundo ator no mundo a interpretar o papel-título de “O Fantasma da Ópera” em duas línguas.

Caio Paduan (“Além do Tempo”, ”Rock Story”, ”O Outro Lado do Paraíso”, ”Verão 90”, série “Reis”) é D’Artagnan; Yara Charry (recentemente no ar na novela “Todas as Flores”) é Louise; Livian Aragão (novelas “Malhação”, “Flor do Caribe”; filmes “O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili”, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili” e “Nosso Querido Trapalhão”, entre outros) é Lulli; e Tobias da Vai-Vai, reconhecido pela sua longa estrada no carnaval como cantor, compositor e diretor de escolas de samba, estreia no teatro musical interpretando ninguém menos do que o próprio Alexandre Dumas, que conduz a narrativa.

Completam o elenco: Dagoberto Feliz como Aramis, Daniel Haidar como Raoul e Molière, Débora Polistchuck como Mme. Dubois, Gabriela Correa como Armande, Luiz Nicolau como Athos, Nicolas Ahnert como Colbert e Carcereiro, Rafael de Castro como Porthos, Rafael Leal como Nicolas Fouquet.

  • SINOPSE

Esquecido em uma cela na Bastilha, está um prisioneiro que poderá mudar a história da França. Sua semelhança física com o rei Luís XIV é impressionante. Mas pouquíssimos sabem disso, pois seu rosto está coberto por uma horripilante máscara de ferro. Enquanto isso, o que faz o rei da França? Governa o país com descaso e arrogância, mais interessado em suas amantes e em seus prazeres pessoais. Os três mosqueteiros entram em cena com a missão de depor o rei e substituí-lo pelo sósia encarcerado. Começa, então, a perigosa aventura de se livrar de um líder irresponsável e pôr em seu lugar alguém que esteja de fato preocupado com o futuro da nação.

  • A ENCENAÇÃO

Ao chegar no espaço, o primeiro lugar por onde o público passa são os camarins, permanentemente visíveis. Há 96 lugares num plano mais alto para os que precisam/preferem se sentar, e os demais espectadores terão livre circulação pelo espaço durante a apresentação, dançando e cantando com os atores ou ajudando a mover o cenário – se assim desejarem-, e desfrutando do bar, como se estivessem numa festa. Um cardápio especial de pratos franceses será criado para este evento. É um entretenimento para toda a família, aberto ao público de todas as idades.

“O público acompanha a história junto aos atores, estão todos no mesmo espaço. Tudo pode ser feito em conjunto. O cenário, composto de várias partes que se movimentam sobre rodas, vai sendo montado e deslocado com a ajuda da plateia (de quem desejar participar), dando forma aos diversos ambientes onde ação acontece – uma galeria de arte, o Palácio de Versalhes, o laranjal do Rei Luís XIV, a Bastilha, o quarto do Luís XIV, uma festa no salão dos espelhos. A música e as coregrafias, animadas e festivas, foram criadas para incluir o público, com refrões e movimentos de rápida assimilacão para que todos que queiram, possam cantar e dançar junto com os atores.”, conta Ulysses Cruz.

Assim como o musical não segue o formato tradicional do gênero, também não se deixa aprisionar às fronteiras da França dos anos 1600, levando o público a uma dimensão atemporal, que funde referências medievais e contemporâneas.

Os figurinos de Pazetto fazem uso de estruturas de metal, cores escuras, tachas e aplicações metálicas, couro, aramados e brocados, rementendo a elementos da estética punk e do universo sadomasoquista. O cenário, também de Pazetto, é itinerante: uma grande estrutura metálica subdividida em vários módulos que “andarão” pelo espaço criando e modificando continuamente os ambientes. A música original de Elton Towersey e a direção musical de Jorge de Godoy trazem elementos da música eletrônica ao mesmo tempo em que preservam sua grandiosidade operística.

FICHA TÉCNICA

  • Idealização: Ulysses Crus, Caio Paduan e Marcos Daud
  • Direção geral: Ulysses Crus
  • Libreto: Marcos Daud
  • Direção musical e preparação vocal: Jorge de Godoy
  • Letras e músicas originais: Elton Towersey
  • Arranjos: Natan Badue
  • Direção musical  associada: Rafael Marão
  • Direção de movimento e coreografias: Bárbara Guerra
  • Assistente de movimento, coreografias e diretor residente: Johnny Camolese

 ELENCO / PERSONAGEM

  • Thiago Barbosa – Luís XIV e Philipp (Homem da Máscara de Ferro)
  • Leticia Soares – Ana D’Áustria
  • Caio Paduan – D’Artagnan
  • Saulo Vasconcelos – Restiff – O Mestre de Cerimônias
  • Yara Charry– Louise
  • Livian AragÃo – Jean Baptiste Lully
  • Tobias da Vai-Vai – Alexandre Dumas – o autor
  • Dagoberto Feliz – Aramis
  • Daniel Haidar – Raoul / Molière
  • Débora Polistchuck – Mme. Dubois
  • Gabriela Correa – Armande
  • Luiz Nicolau – Athos
  • Nicolas Ahnert – Colbert / Carcereiro
  • Rafael de Castro – Porthos
  • Rafael Leal – Nicolas Fouquet

EQUIPE

  • Músicos: Rafael Marão (regente e pianista), Viviane Franco (pianista), Bruno Galhardi (baterista), Gibson Freitas (baixista), Lucas Fragiacomo (guitarrista), Pedro Abujamra (pianista)
  • Direção de elenco: Vanessa Veiga
  • Direção criativa, cenário e figurino: Pazetto
  • Produção de figurino: Caia Guimarães
  • Execução de cenografia: FCR
  • Direção de palco: Fernando Nietzche
  • Visagismo: Anderson Bueno
  • Iluminador: Caetano Vilella
  • Iluminador assistente: Nicolas Caratori
  • Sound design: Breda
  • Direção de arte: Marcio Ribas
  • Patrocínio master: Santander Brasil
  • Coordenação de projeto: Fioravante Almeida
  • Coordenação de produção: Camila Bevilaqua
  • Produção executiva: Marcelo Chaffim
  • Direção executiva: Thiago de Los Reyes
  • Redes sociais: 1812 COMUNICAÇÃO
  • Assessoria de imprensa: JSPONTES COMUNICAÇÃO – João Pontes e Stella Stephany
  • Produtoras associadas: Flo Arts e Ulysses Cruz Arte e Entretenimento

SERVIÇOS: IRON – O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO

  • Data: De 04 de agosto a 22 de outubro (conferir no site todas as datas disponíveis)
  • Horários: sextas-feiras, às 20h30; sábados e domingos, às 16h30 e 20h30
  • Local: 033Rooftop, do Teatro Santander
  • Endereço: Complexo JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
  • Duração: 90 minutos (com intervalo de 15 min)
  • Classificação indicativa: Livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
  • Ingressos: cadeira R$250,00 – inteira ou R$125,00 – meia-entrada; pista imersiva R$190,00 – inteira ou R$95,00 – meia-entrada
  • Vendas online (com taxa de conveniência):  https://www.sympla.com.br/
  • Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander | Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 18h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui também um totem de autoatendimento.
COMPARTILHAR

0 Reviews