Iron – O Homem da Máscara de Ferro inicia temporada em agosto no 033 RoofTop do Teatro Santander
Iron – O Homem da Máscara de Ferro estreia em agosto. O musical é uma livre adaptação do clássico de Alexandre Dumas (1802-1870), ambientado na França absolutista de Luis XIV: o drama de um prisioneiro fadado a viver com o rosto coberto por uma pesada máscara de ferro, levantando suspeitas de que seria um irmão gêmeo do tirano. Os três mosqueteiros têm a missão de libertar o misterioso sósia e ajudá-lo a tomar o poder.
Encenado no 033 RoofTop, do Teatro Santander, no Complexo JK Iguatemi, o espetáculo oferece uma experiência musical interativa em 360º, rompendo os limites entre palco e plateia. O público estará misturado ao elenco e ao cenário, formado por módulos cenográficos que mudarão de lugar com a ajuda do público ao longo da ação, assim como os espectadores que, como numa festa ou num show, estarão livres para se deslocar e interagir com os atores, além de desfrutar do bar, que permanecerá aberto durante todo o tempo.
A partir do dia 04 de agosto até 22 de outubro, o público paulistano poderá vivenciar uma experiência interativa inédita, compartilhada com 15 atores-cantores, 6 músicos e um cenário itinerante. Um musical nada convencional, idealizado e dirigido por Ulysses Cruz, com libreto de Marcos Daud e músicas de Elton Towersey, promove um mergulho sensorial na misteriosa aventura de um homem cuja indentidade está escondida há mais de 350 anos: o homem da máscara de ferro.
Iron – O Homem da Máscara de Ferro é uma livre adaptação do clássico de Alexandre Dumas (1802-1870), que tornou ficção uma história real ocorrida na França, no reinado do absolutista Luis XIV. Tanto o romance de Dumas quanto o musical tem como pano de fundo sociedades que lutam para se libertar da sanha autoritária e de líderes mais preocupados consigo próprios do que com os rumos da nação que dirigem.
- O ELENCO
Vivendo o duplo papel do Rei e do Homem da Máscara de Ferro, Thiago Barbosa, artista de carreira internacional consolidada, considerado ‘o melhor Simba do mundo’ no musical da Broadway “O Rei Leão”, versões brasileira e espanhola.
Ana D’Austria será vivida por Leticia Soares (“O Rei Leão”, “Mudança de Hábito”, “A Cor Púrpura”); Já Restiff – O Mestre de Cerimônias, será vivido por Saulo Vasconcellos, segundo ator no mundo a interpretar o papel-título de “O Fantasma da Ópera” em duas línguas.
Caio Paduan (“Além do Tempo”, ”Rock Story”, ”O Outro Lado do Paraíso”, ”Verão 90”, série “Reis”) é D’Artagnan; Yara Charry (recentemente no ar na novela “Todas as Flores”) é Louise; Livian Aragão (novelas “Malhação”, “Flor do Caribe”; filmes “O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili”, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili” e “Nosso Querido Trapalhão”, entre outros) é Lulli; e Tobias da Vai-Vai, reconhecido pela sua longa estrada no carnaval como cantor, compositor e diretor de escolas de samba, estreia no teatro musical interpretando ninguém menos do que o próprio Alexandre Dumas, que conduz a narrativa.
Completam o elenco: Dagoberto Feliz como Aramis, Daniel Haidar como Raoul e Molière, Débora Polistchuck como Mme. Dubois, Gabriela Correa como Armande, Luiz Nicolau como Athos, Nicolas Ahnert como Colbert e Carcereiro, Rafael de Castro como Porthos, Rafael Leal como Nicolas Fouquet.
- SINOPSE
Esquecido em uma cela na Bastilha, está um prisioneiro que poderá mudar a história da França. Sua semelhança física com o rei Luís XIV é impressionante. Mas pouquíssimos sabem disso, pois seu rosto está coberto por uma horripilante máscara de ferro. Enquanto isso, o que faz o rei da França? Governa o país com descaso e arrogância, mais interessado em suas amantes e em seus prazeres pessoais. Os três mosqueteiros entram em cena com a missão de depor o rei e substituí-lo pelo sósia encarcerado. Começa, então, a perigosa aventura de se livrar de um líder irresponsável e pôr em seu lugar alguém que esteja de fato preocupado com o futuro da nação.
- A ENCENAÇÃO
Ao chegar no espaço, o primeiro lugar por onde o público passa são os camarins, permanentemente visíveis. Há 96 lugares num plano mais alto para os que precisam/preferem se sentar, e os demais espectadores terão livre circulação pelo espaço durante a apresentação, dançando e cantando com os atores ou ajudando a mover o cenário – se assim desejarem-, e desfrutando do bar, como se estivessem numa festa. Um cardápio especial de pratos franceses será criado para este evento. É um entretenimento para toda a família, aberto ao público de todas as idades.
“O público acompanha a história junto aos atores, estão todos no mesmo espaço. Tudo pode ser feito em conjunto. O cenário, composto de várias partes que se movimentam sobre rodas, vai sendo montado e deslocado com a ajuda da plateia (de quem desejar participar), dando forma aos diversos ambientes onde ação acontece – uma galeria de arte, o Palácio de Versalhes, o laranjal do Rei Luís XIV, a Bastilha, o quarto do Luís XIV, uma festa no salão dos espelhos. A música e as coregrafias, animadas e festivas, foram criadas para incluir o público, com refrões e movimentos de rápida assimilacão para que todos que queiram, possam cantar e dançar junto com os atores.”, conta Ulysses Cruz.
Assim como o musical não segue o formato tradicional do gênero, também não se deixa aprisionar às fronteiras da França dos anos 1600, levando o público a uma dimensão atemporal, que funde referências medievais e contemporâneas.
Os figurinos de Pazetto fazem uso de estruturas de metal, cores escuras, tachas e aplicações metálicas, couro, aramados e brocados, rementendo a elementos da estética punk e do universo sadomasoquista. O cenário, também de Pazetto, é itinerante: uma grande estrutura metálica subdividida em vários módulos que “andarão” pelo espaço criando e modificando continuamente os ambientes. A música original de Elton Towersey e a direção musical de Jorge de Godoy trazem elementos da música eletrônica ao mesmo tempo em que preservam sua grandiosidade operística.
FICHA TÉCNICA
- Idealização: Ulysses Crus, Caio Paduan e Marcos Daud
- Direção geral: Ulysses Crus
- Libreto: Marcos Daud
- Direção musical e preparação vocal: Jorge de Godoy
- Letras e músicas originais: Elton Towersey
- Arranjos: Natan Badue
- Direção musical associada: Rafael Marão
- Direção de movimento e coreografias: Bárbara Guerra
- Assistente de movimento, coreografias e diretor residente: Johnny Camolese
ELENCO / PERSONAGEM
- Thiago Barbosa – Luís XIV e Philipp (Homem da Máscara de Ferro)
- Leticia Soares – Ana D’Áustria
- Caio Paduan – D’Artagnan
- Saulo Vasconcelos – Restiff – O Mestre de Cerimônias
- Yara Charry– Louise
- Livian AragÃo – Jean Baptiste Lully
- Tobias da Vai-Vai – Alexandre Dumas – o autor
- Dagoberto Feliz – Aramis
- Daniel Haidar – Raoul / Molière
- Débora Polistchuck – Mme. Dubois
- Gabriela Correa – Armande
- Luiz Nicolau – Athos
- Nicolas Ahnert – Colbert / Carcereiro
- Rafael de Castro – Porthos
- Rafael Leal – Nicolas Fouquet
EQUIPE
- Músicos: Rafael Marão (regente e pianista), Viviane Franco (pianista), Bruno Galhardi (baterista), Gibson Freitas (baixista), Lucas Fragiacomo (guitarrista), Pedro Abujamra (pianista)
- Direção de elenco: Vanessa Veiga
- Direção criativa, cenário e figurino: Pazetto
- Produção de figurino: Caia Guimarães
- Execução de cenografia: FCR
- Direção de palco: Fernando Nietzche
- Visagismo: Anderson Bueno
- Iluminador: Caetano Vilella
- Iluminador assistente: Nicolas Caratori
- Sound design: Breda
- Direção de arte: Marcio Ribas
- Patrocínio master: Santander Brasil
- Coordenação de projeto: Fioravante Almeida
- Coordenação de produção: Camila Bevilaqua
- Produção executiva: Marcelo Chaffim
- Direção executiva: Thiago de Los Reyes
- Redes sociais: 1812 COMUNICAÇÃO
- Assessoria de imprensa: JSPONTES COMUNICAÇÃO – João Pontes e Stella Stephany
- Produtoras associadas: Flo Arts e Ulysses Cruz Arte e Entretenimento
SERVIÇOS: IRON – O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO
- Data: De 04 de agosto a 22 de outubro (conferir no site todas as datas disponíveis)
- Horários: sextas-feiras, às 20h30; sábados e domingos, às 16h30 e 20h30
- Local: 033Rooftop, do Teatro Santander
- Endereço: Complexo JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
- Duração: 90 minutos (com intervalo de 15 min)
- Classificação indicativa: Livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
- Ingressos: cadeira R$250,00 – inteira ou R$125,00 – meia-entrada; pista imersiva R$190,00 – inteira ou R$95,00 – meia-entrada
- Vendas online (com taxa de conveniência): https://www.sympla.com.br/
- Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander | Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 18h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui também um totem de autoatendimento.