Festival Filmes Incríveis começa em agosto no REAG Belas Artes com filmes inéditos no circuito brasileiro
Entre 1° e 14 de agosto, o REAG Belas Artes, em São Paulo, será o centro de uma volta ao mundo em produções cinematográficas de 20 países que formam a seleção da primeira edição do Festival Filmes Incríveis, realizado pelo Belas Artes Grupo. Todos os filmes selecionados são inéditos no circuito brasileiro, e apresentam as novas obras de cineastas renomados, como o brasileiro Karim Aïnouz e o cambojano Rithy Pan, além de um longa do célebre cineasta polonês Krzysztof Kieslowski. O festival é patrocinado pelo Desenvolve São Paulo, Secretaria do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura.
Dezessete longas já estão confirmados para o festival – quinze filmes de quinze países diferentes, mais dois longas convidados como exibições especiais, sendo eles “Motel Destino”, de Aïnouz, e “Spokój/The Calm“, de Kieslowski, originalmente lançado em 1976, mas ainda inédito no Brasil. Os filmes do festival foram escolhidos por uma curadoria que valorizou a qualidade artística das obras e filmes que valem a pena serem vistos no cinema. Além disso, esses 20 longas trazem histórias bem contadas com um apuro estético e formal. São filmes que nem sempre chegam ao circuito nacional, e outra novidade é o prêmio do público, que irá escolher seu filme favorito por meio de uma votação.
O festival será uma oportunidade para ver longas premiados, como o canadense “Universal Language“, de Matthew Rankin, ganhador do principal prêmio da Quinzena dos Realizadores em Cannes, e a coprodução entre Espanha e Costa Rica, em “Memorias de un Cuerpo que Arde“, de Antonella Sudasassi, vencedor do Prêmio do Público na mostra Panorama do Festival de Berlim 2024; além de filmes de diretores veteranos e renomados, como “Meeting Pol Pot“, de Rithy Panh; e novos e promissores cineastas, como “Animale“, da franco-argelina Emma Benestan, ambos exibidos no último Festival de Cannes.
Krzysztof Kieslowski marca presença dupla no festival. Além da exibição da cópia restaurada de “Spokój/The Calm“, de 1976, no qual um jovem ex-detento é alvo de perseguição por seus colegas de trabalho quando desconfiam que ele seja um traidor numa greve, o cineasta polonês está ligado ao filme iraniano “Café”, de Navid Mihandoust, no qual um cineasta sonha com um filme de Kieslowski, porém, proibido pelo governo de fazer filmes, ele passa os dias em um café. O diretor Mihandoust foi condenado a três anos de reclusão com acusações injustas resultantes de um documentário que ele realizou em 2009, centrado na vida profissional de Masih Alinejad, uma jornalista iraniana e ativista dos direitos das mulheres.
A volta ao mundo do Festival Filmes Incríveis continua, passando por países como Geórgia, com “Gondola”, de Veit Helmer; Irlanda, com “Lola”, de Andrew Legge, exibido em Locarno; o indiano “The Cloud and the Man“, de Abhinandan Banerjee, premiado em Calcutá e Caracas; Nepal, com “Shambhala”, de Min Bahadur Bham, que foi exibido em competição no Festival de Berlim deste ano; e Bélgica, com “Soundtrak to Coup d’Etat“, de Johan Grimonprez, vencedor do Prêmio Especial do Júri por Inovação Cinematográfica no Festival de Sundance 2024, vencedor do Grande Prêmio de Melhor Documentário Internacional no Festival Internacional de Cinema de Sófia 2024, e vencedor do Persistence of Vision Award no Festival Internacional de San Francisco 2024.
O Peru é representado por “Reinas“, de Klaudia Reynicke-Candeloro, que foi ganhador do Grand Prix Generation Kplus International no Festival de Berlim 2024; a Arábia Saudita por “Norah”, de Tawfik Alzaidi, exibido no Un Certain Regard, em Cannes, onde levou o prêmio de Melhor Atriz; Tunísia por “Mé el Aïn/Who do I belong to“, de Meryam Joobeur, que parte do curta da diretora chamado Brotherhood, indicado ao Oscar; os EUA por “All Dirt Roads Taste of Salt“, da estreante Raven Jackson, produzido e distribuído em seu país pela A24; e o Japão por “O Homem Com a Caixa de Papelão”, de Gakuryu Ishii, que teve uma sessão especial no Festival de Berlim de 2024, e é inspirado num romance clássico de Kobo Abe.
O único filme brasileiro na competição oficial do Festival de Cannes, “Motel Destino”, de Karim Ainouz, será o filme de encerramento do festival em 14 de agosto. O longa é protagonizado por Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, e se passa no estabelecimento que dá nome ao filme, na beira de uma estrada, no litoral do Ceará, onde moram o dono e sua jovem esposa, mas a chegada de um rapaz transformará a vida de ambos.
Cada filme terá três sessões durante o festival, e os ingressos terão preços acessíveis: R$ 5,00 (meia-entrada) e R$ 10,00 (inteira). Além disso, também será possível adquirir um passaporte que dará direito a cinco sessões do Festival Filmes Incríveis. A programação completa e os três últimos filmes que completam a seleção serão anunciados em breve.
SERVIÇOS – FESTIVAL FILMES INCRÍVEIS
- Abertura: 31 de julho às 19h30
- Datas: 1 a 14 de agosto
- Local: REAG Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP)
- Ingressos: R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira)
- Passaporte: R$ 75 – acesso válido para cinco sessões
- Vendas: na bilheteria ou no site www.cinebelasartes.com.br