Crítica l One Piece Film Red agrada os fãs dos quadrinhos com obra fiel e dublagem nacional impecável
One Piece Film Red chega amanhã nos cinemas de todo o país. O longa é baseado em um dos animes mais aclamados do mundo, escrito por Eiichiro Oda e publicada pela Shueisha. E essa é a primeira vez que um filme da franquia será lançado nos cinemas aqui do Brasil. Até o momento, One Piece é considerado o mangá mais vendido na história do Japão, e bateu o número espetacular de 516 milhões de cópias vendidas mundialmente, ganhando inclusive o recorde de mangá mais vendido por 11 anos consecutivos, de 2007 a 2018.
A história, que já contou com outras adaptações para a TV e para o cinema, focará em Uta, a cantora mais amada do planeta, que finalmente revelará ao mundo a sua identidade em um show ao vivo na ilha de Elegia. Com a Marinha assistindo de perto, o local se enche de fãs – incluindo piratas e os Chapéus de Palha liderados por Luffy, que acaba revelando uma amizade de infância com a cantora. Dentre os muitos mistérios do longa, acaba surgindo a chocante revelação de que ela é a enigmática filha de Shanks, ídolo pirata de Luffy – o que desencadeia eventos interessantes na ilha, impulsionados por uma entidade que se manifesta pela música.
Com um universo rico e cheio de possibilidades para explorar, o longa entrega tudo o que agrada os fãs, com um belo espetáculo visual, recheado de cores e elementos icônicos. Há muitos personagens, ainda que em sua maioria são bem pouco aproveitados. Além disso, ótimas cenas de ação, muitos mistérios e reviravoltas. Mas, infelizmente o enredo não abre muito espaço para explicar os acontecimentos para quem não está familiarizado com esse universo. Outro ponto negativo é o excesso de musicais, mas isso dá até para revelar já que as músicas foram tão bem adaptadas e 100% representadas pela brasileira Bianca Alencar, intérprete de Uta. Feito praticamente inédito na dublagem do país hoje em dia. No original, as canções de Uta são interpretadas pela artista revelação ADO.
Dirigido por Goro Taniguchi, o 15º filme da franquia One Piece traz um elenco de vozes nacionais de peso com Adrian Tatini (Usopp), Agatha Paulita (Chopper), Bianca Alencar (Uta), Carol Valença (Luffy), Duda Ribeiro (Franky), Glauco Marques (Zoro), Guilherme Briggs (Brook), Mauro Ramos (Jinbe), Samira Fernandes (Nico Robin), Silvio Giraldi (Sharks), Tati Keplmair (Nami), Wendel Bezerra (Sanji), entre outros.
O longa, que conta com uma cena pós-créditos, já alcançou o posto de nono filme mais assistido de todos os tempos no Japão, além de maior bilheteria de estreia deste ano, desbancando filmes como Harry Potter e Top Gun: Maverick.