Musical A Pequena Sereia ganha sessões extras em temporada que se estende até 27 de novembro
A superprodução de A Pequena Sereia da Disney – O Musical, sucesso absoluto entre o público, soma entre a montagem de 2018 e a de 2022, que ainda não terminou, um público de mais de 200 mil pessoas que já visitaram o fundo do mar de Ariel e seus amigos. Neste ano, devido a alta procura, a temporada foi estendida até o dia 27 de novembro, quando se despede em definitivo do público. Sendo um verdadeiro sucesso de bilheteria, o público contará agora com duas novas oportunidades de assistir, já que haverão sessões extras no feriado do dia 2 de novembro, quarta-feira, às 11h e às 15h.
O espetáculo está em cartaz no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, e conta com um elenco grandioso de 37 atores, liderados por Fabi Bang (Ariel) e Andrezza Massei (Úrsula). Os ingressos para todo o restante da temporada, incluindo as sessões extras, estão à venda na internet através do site www.sympla.com.br e pela bilheteria oficial do próprio Teatro (sem taxa de conveniência – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041). As apresentações ocorrem todas as quintas-feiras, às 20h; às sextas-feiras, às 19h; e aos sábados e domingos, com sessões duplas às 15h e 19h.
A diretora e coreógrafa Lynne Kurdziel-Formato, que já esteve à frente de diversos musicais no mundo, assina a versão brasileira, destinada ao público de todas as idades, tanto para quem guarda o filme em sua memória afetiva quanto para as novas gerações. Essa foi a primeira vez que a Disney autorizou uma montagem no país, sem obrigação de ser uma réplica. A IMM e EGG Entretenimento, da empresária Stephanie Mayorkis, compraram os direitos para realizar este espetáculo no Brasil, que conta com apresentação do Ministério do Turismo, patrocínio master do Santander, patrocínio Lorenzetti e Sem Parar, com apoio do Credi Nissan, Eurofarma e Mondial.
A Pequena Sereia da Disney – O Musical
Com base na clássica história de Hans Christian Andersen, A Pequena Sereia tem como protagonista Ariel, que vive no fundo do mar, mas quer fazer parte do mundo dos humanos. Depois de tomar coragem e fazer um acordo com Úrsula, a esperta bruxa do mar, Ariel embarca na aventura da sua vida. Ao lado de Linguado e Sebastião, Ariel precisará de coragem e determinação para fazer o bem para os seus dois mundos.
Os números da superprodução são impressionantes: são 250 figurinos, 1200 equipamentos de iluminação e mais de 250 profissionais envolvidos. Os figurinos de Fábio Namatame têm inúmeras particularidades: foram usados 30 mil cristais, além de 8 mil metros de fitas de cetim para as gaivotas. Outro fator que garante sucesso à montagem são os toques de brasilidade na versão de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler que, juntamente com a Disney, conseguiram garantir pitadas e ritmos do nosso país que encantam o público.
Produzido originalmente pela Disney Theatrical Productions, o musical estreou na Broadway em 2008. O texto do musical é de Doug Wright, letras de Howard Ashman (escritas para o filme) e letras adicionais de Glenn Slater. A música é de Alan Menken, considerado um dos mais importantes compositores norte-americanos, vencedor de oito Oscar, 11 Grammy e sete Globos de Ouro, responsável pela trilha de alguns dos principais filmes da Disney, como ‘A pequena Sereia’, ‘A Bela e a Fera’, ‘Aladdin’, ‘Pocahontas’, ‘Hércules’ e ‘Encantada’, entre outros. A Pequena Sereia teve duas indicações ao Tony Awards, três ao Drama Desk Awards (incluindo melhor atriz), sete ao Broadway.com Audience Awards (vencendo com Sierra Boggess, na categoria revelação favorita), além de ter sido indicado ao Grammy como melhor álbum de gravação de elenco.
Lançado em 1989, o filme foi uma das maiores bilheterias do ano, sendo um marco na retomada das grandes produções da Disney. ‘Under the sea’, presente também na trilha do musical, ganhou o Oscar e Globo de Ouro de melhor canção original, além do Grammy de Melhor canção escrita para filme. A trilha sonora também venceu o Oscar e o Globo de Ouro.
A montagem brasileira traz, além de Lynne Kurdziel Formato (diretora artística e coreógrafa), Jorge de Godoy (diretor musical), Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler (versão brasileira) e Stephanie Mayorkis (produção geral).